sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

0
0

Gergelim e Seus Benefícios

Como todas as sementes especiais, o gergelim além de dar sabor especial a pratos e saladas tem nutrientes que ajudam e fortalecem o organismo.

O uso do gergelim fornece ácidos graxos mono e poli- insaturados, proteínas, cálcio, fibras, vitaminas A e as do complexo B.

O gergelim é rico em minerais como o ferro, o fósforo, o magnésio e o manganês.

Segundo especialistas o uso contínuo da semente de gergelim ativa o reflexo cerebral, fortalece a pele e previne o desgaste ósseo.

A semente de gergelim fornece uma substância chamada lecitina que ajuda a dissolver as gorduras no sangue, sem deixar que se depositem nas artérias.

Usado em grãos, pasta, óleo ou farinha, o gergelim protege o organismo contra muitas enfermidades como a diabetes e hipertensão.

O grão da semente de gergelim concentra uma grande quantidade de vitamina E, seu óleo também é rico em ômega 3 e 6, um precioso antioxidante, pois controla os níveis do colesterol no sangue.

Como usar a semente de gergelim

A semente de gergelim pode ser usada em saladas, massas, pratos frios ou quentes, sempre após o preparo, para que o calor do cozimento não roube seus nutrientes.





Outros Benefícios


  • Fortalece os tendões e ossos;
  • Tonifica o fígado e os rins;
  • Tônico geral, principalmente após hemorragias;
  • Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
  • Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
  • Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.

DE QUE FORMA A SEMENTE CONTRIBUI PARA A PERDA DE PESO?
O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.

O gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento, mas as fibras insolúveis encontradas nele auxiliam na regulação do trato intestinal e saciedade.

QUAL SERIA A QUANTIDADE ADEQUADA PARA O CONSUMO?
Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.

CONSUMINDO PÃES OU BOLACHAS COM GERGELIM , POR EXEMPLO, CONSEGUIMOS O BENEFÍCIO DA SEMENTE?
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao nosso corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, mas também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.

O Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim contém muitas propriedades que anos atrás, é usada como alimento e cosmético na medicina ayurvédica. Uma das muitas propriedades do óleo de gergelim é a facilitação de curtimento e nutrição do sistema nervoso.

Para extrair o óleo de gergelim tem que processar as sementes de gergelim frio, e se comprar compramos preparou-primas como esta é o óleo de gergelim contém todas as propriedades intactas.

As propriedades do óleo de gergelim são muitas, entre eles vale a pena mencionar que o uso revitaliza a pele e é muito bom no tratamento de flacidez. Quando usado como uma máscara para cabelos secos atos contra esta e remover as crostas deixou no couro cabeludo.

No verão é utilizado como um filtro solar para a radiação UVB, mas tan outros e ajuda a hidratar a pele naturalmente. E no inverno, quando massageia os pés um par de minutos com algumas gotas de óleo de gergelim vai ver como conseguiram mantê-lo durante todo o dia quente.

Na medicina Ayurvédica o óleo de gergelim usado para aquecer e nutrir o corpo, bem como acalmar o sistema nervoso. É também utilizado como óleo de massagem para seus benefícios.

É tão bom para a pele que é usada nas fendas das mãos e dos pés para curar. Ele também é usado no caso de você ter reumatismo. E diz que seu uso se estende a juventude. Também fortalece o sistema nervoso, reduz o colesterol, promove o pensamento e edificante memória na depressão.


Segue abaixo algumas receitas apetitosas feitas com esta rica e maravilhosa semente

1 - BISCOITO DE GERGELIM
Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de gergelim
1 xícara (chá) de açúcar
250 g de amido de milho
250 g de farinha de trigo
100 g de margarina
2 colheres (sobremesa) de fermento
3 ovos
1 colher (chá) de sal

Modo de preparar
Torrar as sementes de gergelim e triturar no liquidificador. Bater a margarina com açúcar até ficar um creme. Juntar os ovos. Acrescentar a farinha de gergelim, o amido de milho, o fermento, o sal e a farinha de trigo, até desprender das mãos. Enrolar a massa e cortar em quadradinhos. Colocar sementes de gergelim para decorar e amassar com garfo. Assar em forno brando. Cada tabuleiro leva aproximadamente 20 minutos para assar
Rendimento: 500 g de biscoitos


2 - BOLO DE GERGELIM COM COCO
Ingredientes
2 colheres (sopa) de gergelim torrado e triturado
250 g de margarina
2 ½ xícaras (chá) de açúcar
2 ½ xícaras (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 coco fresco ralado
3 ovos 
Recheio
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
½ coco ralado
2 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
Cobertura
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó solúvel
5 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparar
Massa
Bater a margarina com o açúcar e as gemas e, aos poucos, acrescentar os ingredientes secos e o leite. Bater as claras em neve e misturar suavemente aos outros ingredientes. Colocar a massa em forma untada e polvilhada. Levar ao forno pré-aquecido para assar por, aproximadamente, 30 minutos.
Obs: Forma com furo central nº 24
Recheio
Misturar tudo e levar ao fogo mexendo sempre até engrossar. Colocar no centro e nas laterais do bolo.
Cobertura
Levar tudo ao fogo até desprender da panela, despejar sobre o bolo para formar uma camada fina. Decorar a gosto
Rendimento: de 20 a 25 porções

3 - COCADA DE GERGELIM 
Ingredientes
1 Coco médio (ralado)
1 Copo (americano) de gergelim
4 Copos (americano) de açúcar
1 Lata de leite condensado
Modo de preparar
Juntar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, mexendo sempre. Retirar do fogo quando estiver desprendendo da panela, depois de aproximadamente 40 minutos. Espalhar sobre uma superfície lisa. Molhar a lâmina de uma faca e cortar, ainda quente, as cocadas, no tamanho desejado. Guardá-las em vidro ou em saco plástico. 
Rendimento: 1kg

4 - GERSAL
Ingredientes
1 copo de gergelim torrado
Sal a gosto
Modo de preparar
Triturar o gergelim em pilão, moinho ou liquidificador
Juntar o sal a gosto
Colocar em vidro bem tampado
NOTA: Usa-se uma colher (chá) sobre a comida

5 - DOCE DE GERGELIM (ESPÉCIE)
Ingredientes
1 Copo americano de gergelim
1 Copo americano de farinha de mandioca
1 Colher de sopa de manteiga
1 Colher de sopa de cravo da índia torrado
½ Copo americano de castanha de caju assada e sem pele
4 Copos americano de mel de rapadura
Modo de preparar
Colocar o gergelim numa panela e levar ao fogo para torrar. Quando estiver estalando, retirar do fogo e continuar mexendo até esfriar um pouco. Medir o cravo e a castanha e misturar tudo. Passar no moinho (ou liquidificador) e colocar numa panela. Juntar o mel e a manteiga. Levar ao fogo, mexendo sempre. Retirar do fogo quando começar a aparecer o fundo da panela. Colocar em recipiente de boca larga com tampa.
IMPORTANTE: O gergelim pode ser moído ou liquidificado. Para não “embolar” deve-se colocar, no liquidificador, uma porção de gergelim e igual quantidade de farinha de mandioca, pois a farinha “enxuga” o gergelim.

6 - TIJOLINHO DE GERGELIM
Ingredientes
1 Copo americano de gergelim
2 Copos americano de açúcar
½ Copo de água
Modo de preparar
Colocar o açúcar numa caçarola e levar ao fogo para fazer a calda caramelada (calda para pudim). Quando estiver derretido, juntar a água. Deixar dissolver todo o açúcar. Juntar o gergelim e mexer uma vez ou outra. Quando estiver soltando das paredes da panela, está no ponto. Retirar a panela do fogo e continuar mexendo a fim de endurecer um pouco. Espalhar sobre uma tábua ou superfície lisa. Retirar os tijolinhos e embalar em papel celofane.

7 - FUBÁ DE GERGELIM (PAÇOCA)
Ingredientes
1 Copo de gergelim torrado
2 Copos de farinha de mandioca
½ Copo de açúcar
Modo de preparar
Juntar o gergelim e a farinha. Passar no moinho ou liquidificador. Peneirar juntamente com o açúcar. Guardar em vidro

8 - PÉ-DE-MOLEQUE DE GERGELIM
Ingredientes
1 Rapadura grande ou duas pequenas
1 Prato raso de gergelim torrado
Margarina para untar
Modo de preparar
Levar a rapadura (em pedaços pequenos) ao fogo com um pouco de água, para derreter. Coar depois em um pano. Levar ao fogo para engrossar até o ponto de bala mole. Retirar do fogo e colocar o gergelim. Bater até começar a açucarar. Despejar em superfície untada com margarina. 
OBS: Cortar, ainda morno, no formato desejado

9 - EMPADAS COM GERGELIM 
Ingredientes
½ xícara (chá) de gergelim torrado e triturado
300 g de margarina
450 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de água fria
1 colher (chá) de sal
2 gemas
Modo de preparar
Misturar muito bem todos os ingredientes, sem sovar; abrir pequenas porções da massa nas mãos, forrar a forma de empada e encher com o recheio, à escolha (frango ou camarão). Depois de colocar o recheio, cobrir a empada, pincelar com gema e decorar com sementes de gergelim. Levar ao forno quente por, aproximadamente, 20 minutos.
Rendimento: 100 empadas



10 - COXINHA COM GERGELIM 

Ingredientes
½ xícara (chá) de gergelim torrado e triturado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 kg de peito de frango
2 ovos
200 g de farinha de rosca
Modo de preparar
Cozinhar o frango com todos os temperos, uma colher (sopa) de farinha de gergelim e água suficiente para formar um caldo. Depois de cozido reservar o caldo, que deve ser de aproximadamente 400 ml, para fazer o pirão com a farinha de trigo e a farinha de gergelim (até desprender da panela). Deixar esfriar, modelar as coxinhas e colocar o recheio; passar em ovos batidos e na farinha de rosca; fritar em óleo bem quente para não abrir a massa.
Recheio
Desfiar o frango e temperar a gosto

11 - COROA DE CANELA COM GERGELIM
Ingredientes para massa
500 g de farinha de trigo
1 xícara de leite
3 ovos
½ xícara de açúcar cristal
150 g de margarina
30 g de fermento biológico
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de gergelim torrado e triturado
Recheio
100 g de manteiga
½ xícara de açúcar
Canela a gosto

Modo de preparar

Dissolver o fermento no leite, juntar o açúcar e uma xícara de farinha de trigo. Fazer um mingau, cobrir e deixar levedar por 50 minutos; juntar o restante dos ingredientes; amassar bem até que a massa forme bolhas; cobrir e deixar até dobrar de volume; abrir a massa em retângulo; passar a margarina e polvilhar com açúcar e canela a gosto; dobrar em três partes, no sentido da largura; cortar em três tiras e trançar; juntar as pontas, formando uma coroa; pincelar com gema, polvilhar com sementes de gergelim e deixar dobrar de volume. Assar em forno (190º) durante 35 minutos.
Rendimento: 02 roscas
12 - PÃO MEXICANO COM GERGELIM
Ingredientes -Massa
1 colher (sopa) de farinha de gergelim
4 xícaras de farinha de trigo
30 g de fermento biológico
1 xícara de leite morno
½ xícara de óleo de gergelim
1 ovo
1 colher de chá de sal
Recheio
100 g de presunto em fatias
100 g de mussarela em fatias
1 xícara de molho de tomate
1 colher de chá de orégano
azeite a gosto
Modo de preparar
Juntar o fermento e o leite, dissolver e acrescentar ½ xícara de trigo. Fazer um mingau e deixar crescer durante 30 minutos. Adicionar o restante dos ingredientes e trabalhar a massa por 10 minutos; cobrir e deixar dobrar de volume; dividir a massa em duas partes, abrir em retângulo; pincelar com molho de tomate, colocar uma camada de presunto e outra de mussarela; irrigar levemente com azeite e polvilhar com orégano, nas duas partes; enrolar começando por uma ponta da massa; formar círculos, unindo as pontas; deixar dobrar de volume, pincelar com gema e polvilhar sementes de gergelim. Assar durante 30 a 35 minutos. 
Rendimento: 02 pães


Fonte:




0 comentários: