quarta-feira, 30 de novembro de 2011

0
0

Linhaça a Semente Milagrosa


A linhaça é um alimento super completo e faz o maior sucesso entre aquelas pessoas com a saúde numa era em que as doenças tem-se tornado avassaladoras devido às alimentações processadas/industrializadas/sintetizadas onde contribuem para um mundo sem saúde.

Aqui você vai encontrar alguns do benefícios que esta sementinha (só no nome) é capaz der proporcionar, alem de alguns tratamentos que a envolvem.

Composição
Considerada um alimento completo e funcional. As pesquisas não cansam de descobrir os benefícios desta semente para a saúde. É por isso que quando se fala em linhaça, a gente já imagina uma avalanche de vantagens. Fonte de fibras alimentares, proteínas, vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ela é a mais rica fonte de ômegas 3 e 6 existente na natureza e, ainda, contém ferro, zinco e um pouco de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. “Todos estes componentes podem diminuir o risco de algumas doenças degenerativas.

Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular! Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. São vários os motivos para comer linhaça.

BENEFÍCIOS
O consumo diário desta maravilha previne contra as seguintes doenças:

Câncer: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos; um deles é a lignina. A semente de linhaça contém 100 vezes mais lignina do que os melhores grãos integrais.


Pesquisas da Universidade de Toronto (Canadá) apontam mais – que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama (evita que esse tipo de tumor se espalhe e tome conta do organismo).

Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

Baixa de peso: a linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol de forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética; tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Sistema digestivo: previne ou cura o câncer de colón. Ideal para artrite, prisão de ventre (ótimo regulador dos intestinos), acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas: solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

Sistema nervoso: é um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para seu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais neurotransmissores (reanimações naturais).

Sistema imunológico: a linhaça alivia alergias, é efetiva para o lupus. Por conter os azeites essenciais ômega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.


Sistema cardiovascular: é ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.

Regula o colesterol ruim: O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J. H. Vane, ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais ômega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

Doenças inflamatórias: o consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "tite", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

Retenção de líquidos: o consumo regular de linhaça ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (edema) acompanha sempre a inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Pele e cabelo: com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta a ser mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema.

Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície. Também é útil no tratamento da caspa. Use-a como geléia para fixar e nutrir seu cabelo. Não use vaselinas que danificam seu couro cabeludo e seu cabelo.


Diabetes: o consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangre. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.

Vitalidade física: um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


Ameniza os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e da Menopausa: O grão é rico em “lignana” que contribui para isso.


MODO DE USAR

  • Duas colheres de sopa por dia batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades. Inclusive grávidas.
  • Em receitas que contenham líquidos.
  • As sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Fonte:


TRATAMENTOS QUE ENVOLVEM A LINHAÇA

Regulador intestinal: De noite coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã (não jogue fora as sementes, use-as nos alimentos,  podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas. etc).


Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.


Para combater a agressividade e a obesidade: Tome duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. 
Tomar em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia, todos os dias.

1 colher de sopa de semente de linhaça moída (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) 
- 3 colheres de sopa de água

Modo de preparo: Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). 
Artritismo: Compressas com óleo de linhaça quente.

Broncopneumonia: Compressa das sementes amassadas. Aplicar morna sobre o peito 2 vezes ao dia, com duração de 30 minutos.

Gota: Fazer massagens com óleo de linhaça sobre as articulações afetados para aliviar a dor e auxiliar no combate à inflamação.

Nevralgia: Compressas locais com óleo de linhaça aquecido. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Reumatismo: Compressa local quente de linhaça cozida com gengibre ralado.

Rinite: Aplicar as sementes de linhaça, cozidas, na região paranasal por 1hr.

Rins: Aplicar pó de carvão vegetal e sementes de linhaça, quentes, na região renal por 1hr.

Tosse: Aplicar as sementes de linhaça cozidas e gengibre, quentes, no tórax por 1hr.



Fonte:

0 comentários: