segunda-feira, 28 de novembro de 2011

0
0

Evite assalto nas ruas



A cada dia que passa, sentimos maior a sensação de insegurança, até para fazer coisas simples, como andar pela rua, e exercer o direito sagrado de ir e vir. E com a migração do crime das grandes cidades para o interior, não existe mais um lugar tranquilo para se viver.

Encontrei no site #Comofas?! algumas dicas úteis, que apesar de não garantirem que você não será atacado por um criminoso, diminuirão drasticamente chance de você ser uma vítima em potencial.



Esteja sempre alerta
Dificilmente um bandido estará “passando pela rua”, e atacará a primeira pessoa que ele encontrar. Antes de tudo ele irá analisar os riscos, e potenciais “benefícios” em atacar uma determinada pessoa. Portanto, provavelmente ele seguirá a vítima por um tempo, para fazer essa avaliação, e também para aguardar um momento propício. Por isso, esteja sempre atento ao seu redor, veja se não está sendo seguido, ou observado.

Se notar alguém suspeito, faça “testes” para ver se ele está mesmo te seguindo ou observando. Entre numa loja, espere um tempo e saia, ou começe a andar em círculos ao redor de um quarteirão por exemplo. Se o indivíduo continuar te acompanhando, é a hora de pedir ajuda, seja para a polícia, ou para alguém te ajudar a sair do local em segurança.

Cuidado com o celular
Se é importante estar alerta, o celular é um dos principais inimigos desse princípio. O mesmo raciocínio se aplica aos tablets, notebooks, netbooks e, etc. E além da concentração que esses eletrônicos exigem, eles ainda são objetos de valor por si só. Portanto evite ao máximo andar falando ao celular, ou usar o tablet para ler em filas, ou no ônibus. Se precisar atender uma ligação, pare em algum lugar em que você fique de costas para uma parede, de forma a ver todo o movimento da rua ao seu redor.

Evite o uso de carteiras e bolsas
Essa dica parece estranha, uma vez que tanto as carteiras como as bolsas são super convenientes, e fazem parte da nossa vida há muito tempo. Mas o problema está justamente ai. O hábito de se manter todos os documentos, cartões de crédito, cheques e dinheiro num mesmo lugar. Se eventualmente você os perder, perderá tudo de uma vez, e poderá ser vitima de vários golpes em sequência. Portanto se você precisa pagar uma conta no banco, por exemplo; leve somente o dinheiro (no valor exato de preferência) e o boleto.

Prefira o uso do cartão de débito
Se você tiver uma conta no banco, sempre dê preferência por usar o cartão de débito, ao invés de sacar o dinheiro. Por esse mesma razão efetue as operações de pagamento, transferência e consultas, preferencialmente através do internet banking.


Ande pelo caminho mais seguro
Evite ruas mal iluminadas, ou pouco habitadas. Ao andar por calçadas evite estar do lado do meio-fio, da guia da calçada, ou na sarjeta. Se estiver portanto uma bolsa, ou sacola, mantenha ela sempre para o lado da parede no passeio e próxima ao corpo. Evite também andar pela rua em horários pouco movimentados, como muito cedo, ou muito tarde.

Cuidado redobrado na hora de entrar, e na hora de sair
Ao entrar em um estabelecimento, você normalmente não estará atento ao que está ocorrendo dentro dele, e levará alguns segundos para você se acostumar a mudança de ambiente. A mesma coisa ocorre quando você está saindo, mas desta vez você não está ciente da movimentação na rua. Parte dos assaltos e das abordagens dos bandidos se dá nesses momentos. Portanto antes de sair, observe a rua e vice-versa. Muita atenção também ao entrar ou sair do carro, ou do ônibus.

Frequente e tenha conta em agências bancárias mais seguras
Prefira os bancos em que as agências tenham portas giratórias, câmeras e seguranças. Use os caixas eletrônicos que tenham cabine ou alguma proteção para que a pessoa do lado não veja sua senha, ou você contando o dinheiro.

Cuidado com a paranoia
Apesar das dicas acima, estatisticamente falando, são poucas as chances de você ser vítima de um crime. Portanto tente incorporá-las ao seu dia a dia, mas de forma natural. Não ande com muito medo, ou preocupação a respeito do risco de ser atacado. Pois isso irá tirar a sua qualidade de vida, e você pode começar a ter uma tendência ao isolamento social.




0 comentários: