domingo, 16 de outubro de 2011

0
0

O que é Plágio? Como Descobrir?





Definição de Plágio – é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictória, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

O termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso.

O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.Para evitar acusação de plágio quando se utiliza parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especificamente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica.


Fonte: http://www.plagius.com


online_plagiarism_detect_fight_report_unauthorized_content_republication_guide_copyrightdetect_id12733071.jpg

Serviços online gratuitos para saber se sua página ou texto foram plagiados



Copyscape é um motor de busca on-line gratuito que permite que você descubra cópias não autorizadas de seus escritos na web. Você só precisa copiar e colar a URL que deseja verificar e Copyscape irá varrer a web para fornecer-lhe várias alternativas. Você também pode configurar alertas por $ 4.95/mês, fazendo um registro no Copysentry ou fazer um conta premium por 5 / c por pesquisa para ter acesso a um número ilimitado de pesquisas.

http://www.copyscape.com/

PlagiarismChecker.com é um serviço gratuito para detectar se o seu conteúdo online foi plagiado. Basta copiar e colar um par de frases de um documento dentro da caixa de pesquisa buscar qualquer cópia não autorizada de sua escrita. Você pode fazer a busca usando o Google ou o Yahoo! e também tem a opção de criar um Alerta do Google por e-mail automaticamente quando as trechos de suas frases forem encontradas on-line.

http://www.plagiarismchecker.com/



CopyrightSpot é um serviço online gratuito que permite detectar qualquer republicação não autorizado de seus conteúdos na web. Basta digitar um endereço da web ou blog feed no campo de pesquisa e verificar os resultados para descobrir se o seu conteúdo foi roubado.

http://copyrightspot.com/




Plagium web é um serviço gratuito para descobrir qualquer tipo de reutilização sem licença de seu conteúdo online. Cole um trecho relevante do texto dentro da caixa de pesquisa e define algumas opções para começar. Você pode pesquisar pela web, notícias, e em qualquer idioma.

http://www.plagium.com/


Dupli Checker é uma ferramenta online gratuita anti-plágio que ajuda a você a descobrir se o seu conteúdo foi reproduzido em outros lugares na web sem o seu consentimento. Basta copiar e colar um documento inteiro, ou as palavras-chave ou frases (com e sem aspas) para começar. Você também pode fazer upload direto de um documento TXT, se preferir. os motores de busca disponíveis para uso são Google, Yahoo! e MSN.

O The Plagiarism Checker é uma ferramenta gratuita baseada na web para descobrir se o seu conteúdo online foi republicado sem o seu consentimento. Você pode copiar e colar um parágrafo relevante dentro da caixa de busca para iniciar a pesquisa na web. A versão Premium, custa US $ 8/mês, e permite enviar documentos do MS Word e é conhecida por ser três vezes mais precisa em encontrar republicações online com conteúdo semelhante.

http://www.dustball.com/cs/plagiarism.checker/

ReprintWriters oferece uma ferramrenta online gratuita para detectar a republicação sem licença de seus artigos na internet. Assim que você copiar e colar o seu artigo no interior da caixa de busca, a ferramenta usa o Yahoo! como motor de busca para relatar republicações indevidas online.

http://www.reprintwriters.com/copyright-checker/check.php

Scholar é um motor de busca altamente personalizável que permite verificar se o seu trabalho acadêmico foi plagiado na web. Basta digitar uma frase do seu documento entre aspas ou escrever um conjunto de palavras-chave relevantes para começar. Scirus também está disponível com um plugin do Firefox, como um mecanismo de busca embutido para o seu site e com uma barra de ferramentas do Internet Explorer.

No site http://www.masternewmedia.com.br você encontra um artigo intitulado "Plágio Online: Como Detectar, Combater E Denunciar A Republicação Desautorizada Do Seu Conteúdo". Foi de lá que obtive a segunda parte deste artigo. AQUI você vai exatamente para a postagem de origem. Acesse lá, tem muitas outras coisas legais.

0 comentários: