sábado, 24 de setembro de 2011

0
0

Dicas Importantes para o dia-a-dia

Passe estas informações à diante e cuide-se, para que você não seja vítima ou precisar algum dia...

  • Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso escreva: 'SOLICITAR MEU RG'.
  • Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma caixa postal nos Correios, use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.
  • Faça cópia do conteúdo de sua carteira de cédulas. Faça cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que tinha em sua carteira e todos os números de conta, números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha as fotocópias em um lugar seguro.
  • Abra um Boletim Policial de Ocorrência (BO) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é o primeiro passo para uma investigação (se houver uma).
  • Acione imediatamente o SPC em sua cidade e/ou o SERASA em sua região e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.
  • RG: carregue uma xerox. A lei não obriga andar com a original
  • Documentos do veículo: Não carregar a original, mas sim o autenticado pelo DETRAN (qualquer Despachante faz); Deixe-o guardado em casa, junto com o documento de compra e venda.
  • Nunca ir ao banco 24 horas - Se inevitável, procurar os de shopping e locais movimentados, use-os de dia, prefira os policiados. Procure não ir sozinho.
  • No carro:
Colocar tudo no porta-malas (bolsa, casacos, pastas, volumes);

Nunca deixa estes objetos aparecendo;

Portas travadas, vidros fechados, cinto de segurança e volume no porta-malas;

Não estacione em local escuro, se for preciso, mantenha-se atento a todos os retrovisores, em caso de aproximação suspeita, não pare no local. Ao descer do carro, olhe em volta, esteja certo de que ninguém se aproxima. Ao voltar para o carro, observe a rua a sua volta, olhe para as copas das árvores, alguém pode pular em cima de você, olhe em volta do carro e principalmente, olhe no banco de trás antes de entrar no carro.Carregue a chave do carro separada da chave da casa, lembre-se que na sua Carteira de Habilitação, tem seu endereço. Se o ladrão fugir com seu carro e sua carteira, é melhor que ele não leve a chave de sua casa junto.

No semáforo procurar parar sempre na pista da direita - os elementos estão sempre do lado do motorista, pois é mais fácil de abordar e fugir; Focalizar, ou seja, estar atento aos arredores, ao ambiente, aos suspeitos e se posicionar para dificultar sua ação; mantenha-se atento aos retrovisores; Farol vermelho, poucos carros - reduzir a velocidade enquanto se aproxima; pode ser que o sinal fique verde antes de ser necessário frear o carro - assaltos em movimento ainda são poucos.
  • Se for assaltado: 
Nunca reaja;

Não tente fugir;

Encurte o tempo (não enrole, não dirija a palavra, não tente ser amigo, usar gírias, obedeça quieto);

Não encare o ladrão nos olhos, evite olhar para ele;

Não faça movimentos bruscos;

Não porte arma (não haverá tempo ou oportunidade de usar). Então, por que carregar? (caso o ladrão descubra, ele fica com mais uma arma);

Tente ficar (ou parecer) calmo, com fala mansa se precisar dizer algo;

Obedeça sempre;

Não tente impedir que arrebentem seu cordão ou pulseira de ouro. Tire os brincos, anéis e relógios o mais rápido possível e com calma, para evitar que o façam com violência e machuquem você. Não tente esconder nada, isso pode aborrecer o ladrão;

Peça autorização e avise quando fizer um movimento para pegar a carteira ou desabotoar o cinto de segurança (caso contrário o ladrão pode pensar que se trata de uma reação e atirar);

Não tente disparar o alarme do carro para chamar a atenção, o ladrão pode atirar em você antes de sair correndo;

Carregue mais dinheiro (para satisfazer o ladrão rapidamente) e menos cartões.

  • Após o assalto:
Não perseguir;

Na verdade, afaste-se do local calmamente, evite gritar ou correr;

Não chore ou entre em desespero;

Ligue o mais rapidamente possível para o 190 com todas as informações possíveis em mãos ou na ponta da língua (endereço preciso, descrição, direção da fuga, etc.);

Encaminhe-se para a delegacia mais próxima ao fato (não da sua casa), ligue para parentes e amigos ;

Em caso de perder as chaves de casa, avise aos vizinhos para observarem-na para você e troque as fechaduras.
  • Chiclete na roupa, tapete ou cortina:
Coloque gelo (enrolado em saco plástico) sobre a goma de mascar para endurecê-la, ela ficará quebradiça. Retire o chiclete com cuidado para não estragar o tecido.
  • Cozinhar em panela de pressão pode economizar até 70% de gás;
  • Afastar a geladeira do fogão poupa energia, pois o calor aumenta o trabalho do motor para manter a temperatura dentro do eletrodoméstico.
  • Para tirar a acidez da cebola,  corte-a em fatias e deixe de molho no leite ou mesmo na água por uns l5 minutos.
  • Adicionar gotas de limão no arroz evita que o mesmo fique empapado.
  • Manchas antigas:
Se você encontrar no sofá, no carpete ou mesmo em roupas, manchas que já secaram, basta aplicar uma solução de glicerina (diluída em partes iguais com água morna) para amolecê-la. Enxugue bem antes de usar outro produto químico que possa reagir com a glicerina.
  • Deixe sua esponja de lavar pratos por 3 minutos, em uma solução com água e 10% de água sanitária.

0 comentários: