quinta-feira, 4 de agosto de 2011

0
0

Já testou seu temperamento?

Você sabia que conhecendo seu temperamento, você conseguirá se dar bem em situações difíceis ? E desta forma, você consegue saber em qual área profissional, ou ministerial você se adaptará melhor! No final deste post está o link para download. Faça já o seu teste...


Fleumático:


As pessoas de mais fácil convivências são as fleumáticas. Sua natureza calma e sossegada faz com que sejam benquistas por todos; sua agudeza de espirito e senso de humor tornam sua presença um prazer. Os fleumáticos se enquadram bem no titulo "Sr. Simpatia" onde quer que estejam. Além do Sr. fleumático ser calmo e acessível, ele é também agradável, portanto, trabalha muito bem com os outros. É uma pessoa eficiente, conservadora, digna de confiança, espirituosa, com a mente sempre voltada para o lado prático das coisas. Por ser um tanto introvertido, suas fraquezas, assim como as qualidades, não são tão perceptíveis quanto as dos possuidores de temperamentos mais expressivos. Mas ele tem suas fraquezas sim, e a maior delas é a falta de motivação, chega a ser displicente com relação ao trabalho e tende a ser cabeçudo, pão-duro e indeciso. Tem a capacidade de olhar a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com as coisas. Os fleumáticos revelam-se bons diplomatas porque são pacificadores por natureza. Jamais se oferecem como líderes, mas têm capacidade latente de liderança e, por sua maneiras eficientes e gentis para com o próximo, não criam atritos.
Na Bíblia temos Abraão como fleumático: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiente, Gn.14:14-16; cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os  defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11 :17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.

Melancólico:
O mais rico de todos os temperamentos é o melancólico. O melancólico, em geral, possui mente privilegiada e uma tremenda capacidade de experimentar toda gama de emoções. O maior perigo está em se entregar a pensamentos negativos que exageram suas tendências pessimistas. Alguns dos maiores gênios do mundo foram melancólicos superdotados, que desperdiçaram os seus talentos em crises de angustia profunda, tornando-se apáticos e pouco produtivos. O Sr. Melancólico é, de todos os temperamentos, os mais talentoso. é perfeccionista por natureza, muito sensível e apreciador das belas-artes, analítico, abnegado, e amigo leal. Em geral não é extrovertido e raramente se impõe. Ao lado de seus dotes excepcionais existem  também fraquezas igualmente complexas, que muitas vezes neutralizam o seu impacto. Ele tende a ser genioso, crítico, pessimista e egocêntrico. 
Móises foi um exemplo bíblico de melancólico, ele era talentoso At.7:22; abnegado, Hb.11:23-27; perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, Ex.32:31-32. Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico, Ex. 3:11-13; Ex. 4:1,3,10,13. Muitas vezes se deixava dominar pela ira, Nm.20:9-12 e pela depressão, Nm.11:11-15.  O seu encontro com o Senhor no Monte Horebe e a freqüente busca da sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito Santo, um líder destemido, e tornou-se “o homem mais manso da Terra”, Nm.12:3. Suas qualidades se destacaram e foi o grande legislador de Israel.

Colérico:
O Sr. Colérico é um ativista prático. Tudo na vida para ele é utilitário. É um líder natural, obstinado e muito otimista. Seu cérebro está sempre fervilhando de idéias, projetos ou objetivos, e ele geralmente os realiza. É extrovertido, mas não intensamente. Embora tenha uma vida totalmente produtiva, ele tem algumas fraquezas naturais bastante sérias. É auto-suficiente, impetuoso, genioso e tem uma tendência à aspereza e até mesmo à crueldade. Ninguém é tão mordaz e sarcástico quanto o colérico. 
Na bíblia encontramos PAULO, o colérico. A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado. 

Sanguíneo:
A pessoa sanguíneo é caloroso, amável, simpático. Atrai as pessoas como se fossem um ímã. Tem boa prosa, é otimista e despreocupado. é generoso, compassivo, adapta-se ao meio-ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios. Porém, como os outros temperamentos, o sanguíneo tem seus defeitos. Em geral é possuidor de pouca força de vontade; emocionalmente instável e  explosivo, irrequieto e egoísta.
Na bíblia encontramos um personagem sanguíneo: PEDRO. Sendo totalmente extrovertido, seus defeitos são visíveis a todos. 
O sangüíneo tem o “sangue quente”. “As falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração”. Ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas, Mt.17:1, Jo.21:17. Demonstrava publicamente as suas emoções para com o Senhor, Jo.6:69. Era desinibido e sincero, Lc.5:8. Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração, Mt.14:28-29; Jo.18:10; Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu, 1Pe.5:10. Através do livro de Atos podemos ver que seus defeitos foram superados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras, constância, coragem, sabedoria, alegria, humildade, amor, amabilidade, fé, paciência e liderança.

Texto extraído do blog: http://redejovenslivres.blogspot.com
Que por sua vez foi extraído do blog: http://jeffersonesandra-cps.blogspot.com/





0 comentários: