terça-feira, 19 de junho de 2012

0
0

Cafeina a droga líquida

 
O que esqueceram de nos dizer sobre o café?
Você sabia que o café contém uma das mais fortes drogas psicotrópicas conhecidas, perdendo apenas para as anfetaminas e para a cocaína? Vejam!

Departamento de Psicobiologia
UNIFESP/EPM.
Classificação das drogas psicotrópicas
(Adaptado de L. Chaloult, 1971)


Estimulantes: são as drogas que aceleram o funcionamento do cérebro.
Anfetaminas;
Cocaína;
Cafeína.


Depressores: são drogas que diminuem a velocidade de funcionamento do cérebro.
Álcool;
Hipnóticos não barbitúricos;
Barbitúricos;
Ansiolíticos;
Narcóticos;
Solventes (inalantes);
Opiláceos.
Perturbadores: são drogas que alteram o funcionamento do cérebro.

Alucinógenos primários:
Sintéticos (LSD-25 , êxtase);
Naturais ( derivados indólicos , da maconha , do peiote). Alucinógenos secundários:
Anticolinérgicos;
Outras substâncias


Você sabia que a cafeína responde por inúmeros distúrbios orgânicos que predispõe o corpo a varias doenças? Vejam!


Efeitos Adversos da Cafeína
A cafeína pode causar fortes oscilações da glicose no sangue, causando hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Os sintomas incluem fraqueza, nervosismo, sudorese, tremores e palpitações cardíacas.
A cafeína pode aumentar a pressão arterial e o colesterol.
A cafeína pode afetar a produção de ácido clorídrico no estômago, causando uma má digestão. Ela está associada com risco aumentado de úlceras, refluxo ácido, e síndrome do intestino irritável.
A cafeína pode causar irritação na pele.
A cafeína pode ter um efeito prejudicial no corpo de equilíbrio cálcio-fósforo, que é associada com artrite reumatoide e osteoporose (ossos porosos).
A cafeína pode piorar a sua síndrome pré-menstrual, e os sintomas da menopausa.
A cafeína pode afetar a qualidade do seu sono. O fato de você ter construído uma alta tolerância a cafeína não significa que a qualidade do seu sono não fique comprometida. A cafeína pode também agravar os sintomas de insônias, ataques de pânico e ansiedade.
A cafeína pode aumentar o risco de aborto espontâneo, malformações congênitas, tais como fenda palatina, e baixo peso à nascença em bebês. As mulheres grávidas devem evitar sempre a cafeína. A cafeína é uma droga estimulante que facilmente atravessa a placenta para o feto em desenvolvimento e também é transmitida através do leite materno.
Se você toma regularmente mais de 100 mg de cafeína (cerca de metade de um copo de café) por dia, provavelmente você está viciado em cafeína e pode ter alguns sintomas de abstinência, como dores de cabeça, fadiga irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.
Você sabia que existem achados científicos de que a cafeína pode alterar a configuração do DNA das células, de forma que essas alterações são passadas de pais para filhos? Vejam!

“A cafeína e a adenina, (um componente químico do núcleo de todas as células,) são muito parecidas na estrutura molecular. Devido á essa semelhança molecular, a cafeína é algumas vezes incorporada no material genético. Cafeína marcada com carbono radioativo foi administrada a ratas durante sua gestação até a época do parto. Então, material genético dos filhotes era extraídos. Foi encontrada radioatividade no material genético indicando que a cafeína foi incorporada na configuração genética dos bebes ratos”!.

Fonte: “357 fatos científicos de como uma alimentação natural pode mudar sua vida. Drs. Aghata e Calvin Thrash.- Editora Vector Taype


Você sabe qual é o papel da cafeína na natureza?
Cafeína é encontrada em muitas espécies de plantas, sua função no organismo vegetal é atuar como uma espécie de pesticida natural, elevados níveis de cafeína são encontrados em mudas jovens que ainda estão desenvolvendo folhagens, mas ainda não possuem proteção mecânica.
A cafeína paralisa e mata determinados insetos que se alimentam na planta Altos níveis de cafeína também foram encontrados no solo na terra circunvizinha de mudas e grãos de café. Por essa razão é que se imagina que a cafeína tem uma função natural como praguicida e inibidor de germinação de sementes de outras mudas de café nas proximidades possibilitando assim uma maior chance de sobrevivência.

FONTES: Journal of the Phytochemical Society of Europe and the Phytochemical Society of North America.. .
CBaumann, T. W. (1984). "Metabolism and excretion of caffeine during germination of Coffea arabica L". Plant and Cell Physiology.

Obs.: A cafeína não é encontrada apenas no café, também é encontrada no chá preto, chá verde, chocolate, alguns refrigerantes, bebidas energéticas e medicamentos de balcão.

A QUANTIDADE DE CAFEÍNA EM CHÁS E CAFÉS PODE VARIAR BASTANTE, DEPENDENDO DA MANEIRA COMO SÃO FEITOS, MAIS FORTES OU FRACOS. VEJA A LISTA ABAIXO PARA TER UMA IDEIA DA PROPORÇÃO DE CAFEÍNA EM ALGUMAS BEBIDAS E ALIMENTOS:

• 1 xícara (50 ml) de cafezinho coado = 25 mg a 50 mg
• 1 xícara (50 ml) de cafezinho expresso = 50 mg a 80 mg
• 1 xícara (80 ml) de café instantâneo = 60 mg a 70 mg
• 1 xícara (80 ml) de cappuccino = 80 mg a 100 mg
• 1 xícara (180 ml) de chá coado = 30 mg a 100 mg
• 1 lata de refrigerante à base de cola = 30 mg a 60 mg
• 1 barra de 60 g de chocolate ao leite = até 50 mg

Porque então, apesar dos pesos das evidências, somos bombardeados pela mídia com informações de que o café traz benefícios pra saúde?
Resposta: “O Brasil é o principal produtor, exportador e consumidor mundial de café. Em 2010, cada brasileiro consumiu em média, 80 litros da bebida”.
Fonte: Globo News. Jornal das Dez; Edição de Sexta-feira, 25/03/2011.

De acordo com o Relatório Estatístico 2010 do Café, o café é a bebida mais conhecida em todo o mundo. Os Estados Unidos importam mais de 4 bilhões de café por ano, e os americanos consomem cerca de 400 milhões de chávenas de café por dia. Quase 52% dos americanos com mais de 18 anos bebem café diariamente. O café representa 75% do total de cafeína consumida nos Estados Unidos, o resto vem de refrigerantes, chá, cacau entre outros.
 
 Da minha parte, prezado cliente, tenho visto muitos casos clínicos que têm chegados ao meu consultório, com distúrbios do tipo: Insônias, depressão, irritabilidade, neurastenia, e que o grande vilão foi o café. O individuo que já foi um consumidor de café, ele guarda dentro de seu DNA, como vimos na abordagem supracitada, resquícios da cafeína que precisa ser expurgado do organismo, afim de não passar esse legado de alteração genética a sua próle.

Por isso, todos quantos decidem começar uma investida para reparar os danos causados a sua saúde, além de se abster dessas drogas comestíveis e se desintoxicar por meio de um programa de terapias naturais, afim de expurgar essas escorias de seu organismo. Com esse propósito foi que criamos o CITN (centro de terapias naturais). 

Acreditando que tudo que dermos a saúde curará a doença. Como disse um consagrado médico naturólogo: “Desintoxiquemos o corpo e estará feito o milagre da vida”. nossos telefones para contato sao: (79)88081639/88280573.




Fonte:

0 comentários: