sexta-feira, 27 de abril de 2012

0
0

Traças, Conhecendo e Evitando

Traças
Pouca luz, umidade e calor: condições ideais para as traças
Em casos de infestação por traças, existem várias formulações de inseticidas que podem ser utilizadas, principalmente líquidas para pulverização de ambientes.

“Em roupas, o cuidado deve ser redobrado: é preciso certificar-se de que o produto não causa irritações, não deixa manchas, resíduos visíveis e odores”.


Como evitar! “traças”
Muitos insetos, conhecidos por nós como “traças”, são considerados importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados ou não.
Na área urbana, podemos identificar três grupos distintos de traças, reunidos em duas Ordens: as conhecidas traças dos livros ou traças prateadas, classificadas na Ordem Thysanura; as traças das roupas e as traças de produtos armazenados, ambas pertencentes à Ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas).

Aspecto
Adulta - 8-14 mm de comprimento. Asas dianteiras em castanho escuro, cada uma com três ou quatro pontos pretos. 
Larva - até 20 mm de comprimento. Com coloração branco sujo e cabeça castanha. Primeiro segmento do tórax em cor de castanha. 
Crisálida - 15 a 20 mm de comprimento num casulo de seda.

Ciclo de vida
Normalmente, uma geração por ano.

Hábitos
A Larva pode percorrer distâncias consideráveis antes de passar à fase de crisálida. Geralmente encarado como um insecto voador que se alimenta de matéria orgânica. 

Traças dos livros (Ordem Thysanura)
Os Thysanura (traças dos livros) estão entre os mais primitivos insetos conhecidos pelo homem. Esta pequena e cosmopolita Ordem é representada, até o momento, por 370 espécies identificadas e distribuídas em cinco famílias.

Não apresentam asas, são de tamanho pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm), corpo alongado, geralmente achatado dorso-ventralmente, com dois ou três filamentos caudais, sendo o aparelho bucal mastigador. São onívoros, alimentando-se de uma infinidade de produtos como farinhas, papel, capas de livros (papelão), papel de parede, roupas e tecidos entre outros.

De hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.

Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, sendo consideradas importantes pragas domiciliares, como a espécie Lepisma saccharina L. Alimentam-se de todos os tipos de substâncias amiláticas, como amido dos livros, encadernações, papéis, etiquetas, etc.
Em residências, alimentam-se de roupas, lençóis e sedas, além de farináceos em geral.
Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações severas e danos significativos.

Os Thysanura, de um modo geral, não têm importância econômica no ponto de vista agrícola. No desenvolvimento biológico dos Thysanura, as fases jovens apresentam-se extremamente semelhantes à fase adulta, diferenciando-se apenas no tamanho e na maturidade sexual (ametabolia).

Dependendo da espécie, clima, fonte alimentar, entre muitos outros fatores, os ovos podem eclodir em aproximadamente 10 a 60 dias, nascendo as formas jovens que passam por mudas consecutivas, demorando em média 2 a 3 meses até chegarem a fase adulta, quando o crescimento cessa. 
As traças adultas podem viver por mais de quatro anos. 
A traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como "silverfish”. A maioria das espécies encontradas em áreas urbanas (residências, comércio, etc.) tem coloração cinza prateada.

Traças das roupas (Ordem Lepidoptera)
As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da Ordem Lepidoptera, sendo o gênero Tinea o de maior importância econômica em áreas urbanas.

Diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa). 
Em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico para sua proteção. Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros.

São facilmente identificáveis ao serem vistas deslocando-se pelas paredes ou armários residenciais. A lagarta, após algum tempo, transforma-se em pupa e logo depois em mariposa, fase adulta alada e com capacidade reprodutiva.

Traças de produtos armazenados (Ordem Lepidoptera)
São muitas as pragas encontradas em grãos, como milho, trigo e arroz e em diversos produtos armazenados como, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais matinais, biscoitos, chocolates, entre outros.

Os principais gêneros encontrados infestando grãos e produtos armazenados são Plodia, Ephestia e Cadra.

As traças destacam-se como pragas importantes, pois se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo (escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto) e fios de seda característicos.

As lagartas de muitas espécies de traças deixam rastros de sua passagem pelos alimentos, através da secreção de fios de seda, semelhantes a “teias”, que servem para a melhor locomoção pelo alimento e proteção quando próximo da pupação.

Algum tempo após a pupação, a mariposa adulta (macho ou fêmea) emerge, realiza o acasalamento e segue seu ciclo, colocando ovos, infestando novos alimentos ou reinfestando o próprio substrato de origem.

As pequenas mariposas são de coloração pálida, pouco vistosas, variando de espécie para espécie. 
O ciclo biológico das traças de produtos armazenados é variado, dependendo da espécie infestante, da temperatura, umidade relativa do ar, alimento, dentre muitos outros fatores. 
Normalmente os ciclos se completam em tempo relativamente curto, variando entre algumas semanas a poucos meses.

Traça da roupa (comum)

Aspecto
Adulta - 6- 8 mm de comprimento. Asas dianteiras de cor castanho dourado brilhante, sem marcas. Bordo posterior das asas fortemente rendilhado.

Larva - at 10 mm de comprimento. Cor creme, com cabeça castanha dourada. Vive num tubo de seda, muitas vezes com 10 a 15 vezes o comprimento do corpo.

Crisálida - Cerca de 6 mm de comprimento.


Ciclo de vida
Normalmente, demora cerca de 6 semanas a passar do ovo ao estado adulto.
Pode durar 10 a 18 meses, se houver poucos alimentos ou temperaturas frias.


Hábitos
No estado adulto não se alimenta. Caminha mais do que voa, evita a luz.

Buracos irregulares nos tecidos. 

traça de roupaPrevenção e controle
A prevenção e o controle de traças, de um modo geral, dependem do monitoramento constante, ficando-se atento ao início da infestação, sempre mais fácil de ser controlada.

Para as traças dos livros e das roupas, devemos evitar o acúmulo de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos, evitar pontos de umidade (principalmente em gabinetes escuros de pias), evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados, manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó, inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis, manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

Roupas atacadas poderão ser colocadas em sacos plásticos e dispostas em freezer por alguns dias, matando os ovos e traças (ou insetos) infestantes.

Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados.

Em infestações muito severas, o uso de determinados produtos inseticidas domissanitários, aplicados por uma empresa profissional controladora de pragas, certamente será a opção mais viável de controle. 

Medidas preventivas para controle de traças e falsas traças

1 - Remover frequentemente a poeira dos móveis, estantes, quadros, cortinas e tapetes.

2 - Evitar o acúmulo de papéis e roupas velhas, guardando-os em locais protegidos e submetidos à limpeza constante.

3 - Vistoriar frequentemente, gavetas e móveis onde estejam guardados tecidos, roupas de cama e roupas de lã.

4 - Guardar cereais e massas alimentícias em recipientes fechados.

Traças e carunchos: risco de perdas na pós-colheita
Pequenos? Sim. Danosos? Com certeza. São muitas as espécies de pragas encontradas em silos e armazéns graneleiros. Dentre elas, podem-se destacar alguns tipos de insetos responsáveis por perdas que, segundo a Embrapa, podem alcançar até 10% do rendimento total dos grãos armazenados. 

Adaptáveis, estes insetos assumem características de acordo com o ambiente e podem causar danos diretos – por meio da perfuração e consumo dos grãos – e indiretos, facilitando a entrada de fungos e contaminação dos produtos.
Entre os principais insetos de grãos e subprodutos armazenados, destacam-se os gorgulhos, também conhecidos como carunchos, e as traças.
Os primeiros, muito resistentes, movimentam-se pelos ínfimos espaços entre os grãos; já as traças, mais frágeis, permanecem nas áreas mais superficiais dos grãos.

Para o tratamento dos grãos, é fundamental também a utilização produtos devidamente registrados, manuseados por profissionais capacitados, além de mecanismos de avaliação periódica.

Outras formas de combater: 

- Naftalina funciona muito bem.

- Ramo de louro ( a planta ) é ótimo, e não deixa cheiro.

- Feixes de salsa, tomilho, hortelã e alfazema também afugentam esses animais.

- Goma de polvilho com acido bórico também é ótimo.

- Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos

- Para espantar as traças, espalhe pelos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão ou naftalina.

- Para traças salpique uma mistura de ácido bórico e açúcar nas áreas afetadas.

- Para repelir traças, use saches de cânfora: pegue alguns pedaços de cânfora equivalente a uma colher (cafezinho), embrulhe com pedaços de tule ou renda, amarre um laço de fita e os guarde nos armários e nas gavetas, com a vantagem de terem um cheirinho mais agradável.

Estragos
Para evitar estragos das traças, antes de guardar os cobertores no final do inverno.
Lave-os e adicione duas xícaras de naftalina à água de enxague.


Naftalina
A naftalina é um agente químico e fumegante de ação repelente em compartimentos arejados e de ação inseticida em compartimentos fechados, onde vem agir em alta concentração, penetrando pelas vias respiratórias dos insetos.


Sua duração é aproximadamente 30 dias.



É muito utilizada como repelente a traças e outros insetos rasteiros em armários, estantes, gavetas, guarda-roupas, malas, etc...

Em caso de pessoas com problemas alérgicos a naftalina, esta pode ser substituída por pequenos saches contendo pedrinhas de cânfora.
Pegue alguns pedaços de cânfora equivalente a uma colher (cafezinho), embrulhe com pedaços de tule ou renda, amarre um laço de fita e os guarde nos armários e nas gavetas, com a vantagem de terem um cheirinho mais agradável.

Solução ecológica
Mantenha as roupas limpas, secas e bem arejadas.

Coloque-as ao sol regularmente.

Se necessário, coloque nos armários sachês de tecido de algodão recheados com raspas de cedro e lavanda seca ou então partes iguais de menta e alecrim.




Fonte:

0 comentários: