sexta-feira, 25 de novembro de 2011

0
0

Chá de Hortelã - Beneficios


chahortelaCom nome cientifico de Mentha sativa, a hortelã é um excelente digestivo e reconstituinte. Muito usado como vermífugo em crianças, é também estimulante e espasmódica, tônica, um excelente oxigenante celular, conforta o estômago, aromatiza e ajuda na boa digestão. Se usada cozida e concentrada pode ser muito útil para lombrigas.

O chá de hortelã é um excelente digestivo se tomado após as refeições, sendo muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá bem concentrado alivia cólicas menstruais e intestinais.
Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.

A hortelã é composta de vitamina A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Além das propriedades já citadas ela é também analgésica, antibacteriana, expectorante, sedativa, sendo sem dúvida, a planta mais usada no mundo, seja como remédio, seja como aromatizante.

Ela possui um efeito desinfetante suave natural, o qual, em conjunto com seu sabor agradável, torna hortelã um importante ingrediente na fabricação de creme dentais, enxuguatórios bucais, sabonetes, cremes, entre outras soluções refrescantes. Esse aroma refrescante também é muito utilizado pela indústria alimentícia na fabricação de doces, balas, chicletes, etc.

Devido sua forte ação digestiva, o chá de hortelã é muito utilizado no tratamento de gastrites ou úlceras estomacais. Também funciona contra inchaço e flatulência.

Seu cultivo é muito fácil, podendo ser plantada em vasos, hortas, canteiros, sem muitos cuidados. É ótima para se ter em casa para um chá de última hora ou mesmo para aromatizar o ambiente. Para crescer só necessita de sol, solo fértil em matéria orgânica e boa drenagem.

A hortelã se plantada junto a alfaces e outras ervas aromáticas faz intensificar o sabor e perfume destas, além do seu poder repelente de insetos, pulgões e besourinhos. Uma dica é uso o chá de hortelã, sem açúcar, como repelente em animais e humanos. 

Como Fazer:
1 colher (sopa) de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê),
1 xícara de água e
Açúcar ou adoçante.

Pegue a hortelã, lave bem. Coloque-a na xícara e despeje água fervente. Tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce. O recomendado é tomar uma xícara após o almoço e o jantar, ainda morno.




Fonte:

0 comentários: