quarta-feira, 26 de outubro de 2011

5
5

Unhas e Sinais de Doenças


As unhas podem dar sinais de que algo não vai bem com a sua saúde


Doenças como anemia, hipotireoidismo e câncer, muitas vezes deixam marcas nessa pequena parte do corpo, que merece uma atenção especial quando surgem alterações

Conforme o dermatologista, Andrei Bungart Nonino, os sinais que as unhas nos mostram são bem específicos. “O fato de o paciente apresentar uma mancha, por exemplo, não significa que ele tenha determinada doença. Os sinais são comuns, mas não específicos”, salienta. De acordo com Nonino, pessoas que têm unhas frágeis, quebradiças, sem brilho e com descolamento natural, ou seja, sem ter sofrido alguma lesão, podem apresentar problemas na tireoide. Menos comum, unhas pálidas podem indicar anemia.

Definição:
Unhas quebradiças descamam e se quebram com facillidade.
Como isto ocorre?
As unhas das mãos e dos pés são compostas por camadas de proteina. A espessura e a força das unhas são herdadas. Na pessoa com unhas quebradiças há separação ou quebra das camadas que compõem a unha.

As unhas podem dizer se você está doente ou não
As unhas são elementos do organismo e, por isso, podem manifestar sintomas importantes para o diagnóstico de algumas doenças. Segundo especialistas, os sinais aparecem porque determinadas patologias afetam a irrigação e a nutrição das unhas. Os dermatologistas alertam que é preciso ficar atento a qualquer mudança, seja na cor, na consistência, no formato, na curvatura ou até mesmo na velocidade do crescimento delas. 

Confira algumas alterações importantes que podem dizer muito sobre sua saúde: 
  • Manchas esbranquiçadas Formadas devido a traumas ocorridos na matriz ungueal- o local de produção da queratina que forma a unha. Alguns tipos de manchas esbranquiçadas podem indicar deficiência de nutrientes, anemia e dermatite de contato, como alergia a esmaltes ou produtos de limpeza. 
  • Manchas amarelas Podem ser um sinal de que a unha foi infectada por fungos (micoses), alterações hepáticas, como o acúmulo de bile na lâmina ungueal ou diabetes. Essas manchas são comuns em fumantes ou pessoas que ingerem grandes quantidades de betacaroteno, substância presente em vegetais como a cenoura e a beterraba. 
  • Manchas arroxeadas Aparecem por causa do rompimento de vasos da região subungueal, decorrentes de traumas, lesões vasculares ou tumores. 
  • Ondulações Resultam de traumas na matriz ungueal, como acontece quando se empurra a cutícula com muita força. 
  • fracas e quebradiças- Podem indicar falta de nutrientes, como na anemia, ou problemas hormonais, como o hipotireoidismo. 
  • Manchas negras Sinal de infecção por fungos ou bactérias. 
  • Unhas arredondadas, como o vidro de um relógio Sugerem a existência de problemas pulmonares
UNHA PÁLIDA

Unhas muito pálidas ou brancas são, por vezes, associadas ao envelhecimento.
Mas elas também podem ser um sinal de doenças graves, tais como: 
Anemia - Insuficiência cardíaca congestiva - Doença hepática - Desnutrição

UNHAS BRANCAS

Se as unhas são majoritariamente brancas com bordas escuras, isso pode indicar problemas no fígado, como hepatite. Nesta imagem, você pode ver que os dedos também são amarelados, outro sinal de problemas no fígado.

UNHAS AMARELAS

Uma das causas mais comuns de unhas amarelas é uma infecção fúngica. À medida que a infecção se agrava, o leito pode retrair-se e as unhas podem engrossar e cair. Em casos raros, unhas amareladas podem indicar uma doença mais grave como a tireóide, doenças pulmonares, diabetes ou psoríase.

UNHA AZULADA

Unhas com uma tonalidade azulada podem significar que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Isso pode indicar uma infecção nos pulmões, como pneumonia. A base da unha levemente azulada pode revelar diabetes.

UNHAS ONDULADAS

Se a superfície da unha é ondulada ou com caroço, pode ser um sinal precoce de psoríase ou artrite inflamatória. Descoloração da unha é comum, a pele sob as unhas pode parecer marrom-avermelhada. A psoríase é uma condição da pele que em 10% dos casos começa nas unhas.

UNHAS RACHADAS OU DIVIDIDAS

Unhas secas, quebradiças, que frequentemente racham ou se dividem tem sido associadas à doença de tiróide. Rachar ou dividir aliado a um tom amarelado, é mais provável que seja devido a uma infecção fúngica.

VERMELHIDÃO E INCHAÇO EM VOLTA DA UNHA

Pele vermelha e inchada ao redor da unha, é conhecido como inflamação da prega ungueal. Isto pode ser o resultado de lúpus ou outra doença do tecido conjuntivo.

LINHAS ESCURAS SOB A UNHA

Linhas escuras embaixo da unha devem ser investigadas o mais rapidamente possível. Por vezes elas são causadas por melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele.

UNHAS ROÍDAS

Morder as unhas pode ser nada mais do que um hábito antigo, mas em alguns casos é um sinal de ansiedade persistente que poderia se curar com tratamento. Roer ou arrancar as bordas das unhas também tem sido associado ao transtorno obsessivo-compulsivo. Se você não consegue parar, vale a pena discutir com seu médico.

AS UNHAS SÃO APENAS PARTES DO QUEBRA CABEÇA

Apesar de muitas circunstâncias acompanharem as mudanças das unhas, raramente elas são o primeiro sinal. Anormalidades nas unhas são, em muitos casos, inofensivas - nem todos com unhas brancas têm hepatite. Se você estiver preocupado com a aparência de suas unhas, consulte um dermatologista.

Fontes: Jornaldelondrina e parte do google



5 comentários:

  1. Parabéns pela postagem Sebastian!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, estamos aqui para melhor servi-los...

    ResponderExcluir
  3. fiquei com medo agora depois que vi essas imagens pois minhas unhas tem faixas
    escuras no meio das unhas

    ResponderExcluir
  4. Tenho um problema nas unhas que começou com uma das mãos e hoje estão nas 20 unhas,
    não é nenhuma dessas deformações, posso postar para você analisar, já fui em vários médicos
    e até o momento não obtive resultados.

    ResponderExcluir
  5. muito esclarecedor,parabéns!

    ResponderExcluir